Selecione seu estilo

Escolha seu layout

Esquema de cores

DSC_5143

Pinacoteca para toda a família!

A Pinacoteca do Estado de São Paulo está com uma programação bem legal voltada para adultos e crianças. Trata-se do Pinafamília – programa desenvolvido pelo Núcleo de Ação Educativa do local, que oferece visitas, jogos e espetáculos para que todos possam aproveitar o espaço de uma maneira mais divertida. Ocorrerá, mensalmente, aos segundos domingos, por um tempo determinado (mais detalhes abaixo) e, trará como proposta base, o trabalho com os elementos fundamentais da imagem: ponto, linha, forma e cor.

Nesse último domingo, ao chegarmos ao museu, nossa família recebeu uma sacola com dois jogos que podem ser utilizados de diversas maneiras, sendo a intenção original, o despertar, de modo lúdico e dinâmico, do olhar da criança para as imagens e a arte em geral.

No segundo andar, alguns monitores aguardavam os pequenos para a realização de diversas atividades com diferentes abordagens.

DSC_5154

Que tal associar emoções às cores, utilizando botões?

As crianças de 0 a 3 anos, contam com um espaço diferenciado, mas podem brincar com os maiores, livres das regras, sem limites para o exercício da criatividade.

DSC_5155

Pixels ou bloquinhos para empilhar? Para a Manu, a segunda opção!

No entanto, o que mais agradou minhas filhas foi percorrer o museu, olhando o acervo e tentando encontrar a parte no todo, com o auxílio de pistas. Foi impossível não entrar na brincadeira com elas!

DSC_5147

Um dos jogos!

Sobrou tempo até para escolher as obras favoritas.

DSC_5177

Manu em frente a uma tela do Almeida Junior – “Caipira picando fumo”.

Pra quem não conhece, a Pinacoteca é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX à contemporaneidade. Fundada em 1905, pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade. O térreo, o primeiro andar e uma parte do segundo, costumam receber exposições temporárias. O acervo principal, encontra-se reunido no segundo andar, que abriga também uma sala de leitura, uma sala de interpretação (exploração da memória do lugar, por meio de elementos interativos), vitrines com peças singulares que tecem uma narrativa com as exposições no interior das salas, além da Galeria Tátil de Escultura Brasileira, onde são apresentadas obras originais, disponíveis, exclusivamente, ao toque dos portadores de deficiências visuais.

DSC_5192

Difícil mesmo foi manter as crianças afastadas dessa colorida fonte!

Para os amantes da arquitetura, nem preciso falar nada! O prédio é um show a parte – antigo Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que no final da década de 90 passou por uma ampla reforma, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

DSC_5160

A Titi, boneca da Helena, ficou admirada com a arquitetura!

DSC_5203

Titi nos braços da arte! rs

Cansou de tanta informação? Faça uma pausa para um lanchinho, no Café do próprio Museu, onde você poderá apreciar a vista do maravilhoso Parque da Luz (também conhecido como Jardim da Luz), que pode e deve ser incluído no passeio.

O Parque conta com uma área de 113 mil metros quadrados que abrigam um aquário, lagos, fontes, parque infantil e cerca de 50 esculturas que também integram o acervo da Pinacoteca. Uma lindeza!

Se você for no período da manhã, por volta das 10h, no segundo domingo do mês, poderá participar de uma atividade gratuita muito gostosa – dança circular sagrada – em frente ao coreto. Muito bom, não?!

DSC_5151

Dança circular!

O Parque é realmente um oásis na região central da cidade. Fazer nada, somente contemplar, também é uma boa pedida.

DSC_5129

Um lago, esculturas e uma garça voando singela!

DSC_5211

Essa “caverna” permitiu criar diversas possibilidades de brincadeiras. Perguntem pra essas duas aí da foto….

Se o pique e o humor da criançada ajudarem, a diversão não pára por aí. Em frente ao parque, na estação da Luz, fica um dos pontos da linha de ônibus de dois andares, que percorre os pontos turísticos e históricos da cidade. Começou a operar no último domingo, dia 12 de março.

São três horários de partidas, saindo da Estação da Luz. Nos dias úteis e sábados, as saídas acontecerão às 9h, 12h40 e 16h. Aos domingos e feriados, os horários são 10h, 13h40 e 17h. Excepcionalmente aos domingos, devido ao programa Rua Aberta, ou em dias de manifestação, as saídas serão nos mesmos horários, mas os ônibus não passarão ou terão paradas na avenida Paulista.

Os ingressos custam R$ 40 e poderão ser adquiridos no interior do veículo, sem venda antecipada ou reserva. O pagamento poderá ser feito em dinheiro, cartões de crédito ou débito.

Achou caro ou muito estímulo para um dia só? Que tal dar um pulo no SESC Bom Retiro que fica ali por perto. Além de um almoço gostoso, as crianças podem se divertir no espaço de brincar e aos domingos, toda a família pode curtir uma apresentação musical gratuita, no espaço de convivência.

Mora em São Paulo e quer ficar em casa? Pode também! Mas, sabemos que não é por falta de opção!

Beijos e até a próxima!

DSC_5141

Entre no site da Pinacoteca para maiores informações: www.pinacoteca.org.br

Para acompanhar as postagens, curta a página do “Brincando por aí” no facebook. Para conhecer mais sobre o meu trabalho, acesse o site www.brincandoporai.com.br

Sem comentários

Conta para mim!

Topo