Selecione seu estilo

Escolha seu layout

Esquema de cores

person-822803_1920 (1)

Música para Crianças – Mais de 20 opções bem interessantes para pais e filhos curtirem juntos!

A vontade de escrever sobre este assunto, surgiu depois de uma conversa no parque com mais três mães. Elas comentaram que havia pouca opção musical para as crianças e que já estavam enjoadas do restrito repertório, o qual nem consideravam tão bom. Antes que a conversa tomasse outro rumo, só deu tempo de discordar da opinião, pois logo fui solicitada a fazer um castelo de areia e tudo ficou por isso mesmo. Ou não! Lembrei que antes de me tornar mãe eu já conhecia muitos projetos musicais voltado ao público infantil, pois trabalhava com este público também, mas muita coisa mesmo só fui conhecer com as minhas filhas. As necessidades fazem com que prestemos mais atenção nas possibilidades. E tem coisa, viu?!  Fiz uma lista com alguns trabalhos que gosto muito, mas, infelizmente, vários ficaram de fora! Porém, já dá pra começar a brincadeira e perceber que tem opção para todos os gostos! Lá vai…

1. BPC – Beatles Para Crianças

Pra falar a verdade, não curto muito alguns trabalhos que têm o intuito de apresentar bandas e estilos musicais de maneira desvirtuada, ou seja, apenas tocada, com poucos instrumentos musicais, na intenção de agradar os bebês e crianças menores e promover um primeiro contato mais delicado, por assim dizer. Prefiro que a música seja mostrada tal como ela é, afinal, esse é o motivo das pessoas gostarem dela. O Projeto Beatles Para Crianças, criado por Fabio Freire, vai por esse caminho. A banda, formada por músicos e também educadores, oferece a oportunidade de aumentar o repertório musical infantil, e garante a diversão de todos com um envolvente show de rock, em que histórias, projeções e informações também fazem parte da brincadeira. E, além do mais, se o próprio Paul McCarteney apoiou a iniciativa, quem sou eu para discordar, não é mesmo?

Para saber mais: http://www.beatlesparacrianças.com

2. Tic Tic Tati e Na Casa da Ruth

São trabalhos da cantora Fortuna em parceria com o Hélio Ziskind (que também tem outros trabalhos infantis excelentes, os quais vale a pena conhecer), que criou canções bem divertidas, à partir de histórias e poesias de duas escritoras maravilhosas: Tatiana Belinky e Ruth Rocha. Por serem do Selo SESC (gravadora), ambos podem ser encontrados em qualquer unidade, nas opções de CD e DVD. Também já vi disponível em algumas livrarias.

    

Para maiores informações: www.fortunaoficial.com ou www.sescsp.org.br

Para conhecer o trabalho do Helio Ziskind: www.helioziskind.com.br

3. Pequeno Cidadão

Imagine levar os filhos na escola e descobrir que aquela afinidade que você tem com alguns pais pode se transformar em um projeto muito bacana? Foi o que aconteceu com Edgar Scandurra, Arnaldo Antunes, Taciana Barros e Antonio Pinto, que decidiram criar “O Pequeno Cidadão” para, junto aos filhos, espalhar música boa por aí. Há mais de oito anos na estrada, já estão no terceiro CD. Também são deles: o “DVD Pequeno Cidadão” com clipes feitos por diversos artistas, utilizando diferentes técnicas de animação; um CD no formato de karaokê: “Pequeno Cidadão – Karaokê Rock’n’Roll” e o single “Bici Bike Magrela”, em apoio ao uso de bicicletas e ciclovias nas cidades brasileiras.

       

Para conhecer mais e acompanhar a agenda de shows: http://www.pequenocidadao.com

4. Os Saltimbancos

Um clássico! Acho que a maioria já ouviu falar ou já assistiu alguma das inúmeras peças inspiradas no trabalho realizado por Chico Buarque, a partir do conto “Os músicos de Bremen” dos Irmãos Grimm. As crianças, com certeza, adorarão acompanhar as aventuras do Jumento, do Cachorro, da Galinha e da Gata!  Com letras de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov.

Imagem relacionada

5. Rubra Pop Show

Minha filha mais velha sempre diz aos risos: “A Rubra é a melhor! Muito engraçada!” e eu concordo, claro! A Palhaça Rubra é uma personagem da Lu Lopes que agrada tanto adultos quanto crianças. Será muito divertido ouvir o CD “Rubra Pop Show” juntinhos. Vai por mim! Esse CD também é do Selo SESC e pode ser adquirido em qualquer unidade ou ainda pelo site www.sesc.org.br

Resultado de imagem para rubra pop show

Para conhecer outros trabalhos da Lu Lopes, que também apresenta um programa na TV Cultura como a Palhaça Rubra –  “Rubra e as Criaturas”, acesse o site: www.palhacarubra.com.br

6. Estevão Marques

É um músico e educador que divide com os pais, os professores e as crianças, sua experiência de anos de pesquisa em Musicalização Infantil e palco (Palavra Cantada e Grupo Triii). No site, qualquer pessoa pode se inscrever e receber diversas dicas de atividades por e-mail, além de aproveitar as sugestões literárias, pedagógicas e musicais da “Biblioteca do Estevão”. Dos trabalhos musicais, gosto muito do “Colherim” – tradução de diferentes ritmos brasileiros para o toque de colheres; e do “Brasil for Children” – que traz 30 canções brasileiras que fizeram parte da história de diferentes gerações; ambos da editora Peirópolis. Ele também oferece palestras e workshops.

   Brasil For Children

Mais informações nos site: www.estevaomarques.com

7. Música de Brinquedo

Um trabalho maravilhoso da Banda Pato Fu, realizado em 2010, que não usa quase nenhum instrumento convencional, uma vez que o disco foi todo gravado com instrumentos de brinquedo ou miniaturas.  Foi muito elogiado pela crítica e conquistou o Grammy Latino de melhor álbum infantil. Não poderia ficar de fora dessa seleção!

Resultado de imagem

8. Cantar o Mundo e Cantar a Roça

São resultados de uma parceria muito bem afinada entre Elisa Manzano e Paula Mourão. “Cantar o Mundo” contém 53 faixas que exploram sonoridades, imagens poéticas, expressões culturais e sensações inspiradas nas épocas do ano e têm como objetivo incentivar o resgate da cultura e da linguagem musical como ferramentas fundamentais para despertar a sensibilidade, o senso rítmico, a imaginação e a criatividade, tanto da criança quanto do adulto. “Cantar a Roça” homenageia a vida da roça e a cultura de imigrantes que, juntamente com os povos indígenas, formaram a nação brasileira. Lindos de ouvir e sentir!

CantarOmundo   Resultado de imagem para cantar a roça

Aqui tem: www.brinquedoswaldorf.com.br

9. CantaVento – Esticador de Horizontes

Um trabalho que encanta do começo ao fim! Realizado por Raul Rodrigues, Aline Moraes, João Arruda e Marcelo Falleiros, que buscam por meio da música transformar o mundo. Sabem que a música é também um jeito de brincar e de expandir horizontes. Vale a pena conhecer!

Resultado de imagem para CANTAVENTO esticador de horizontes

Para conhecer melhor: www.cantavento.com.br

10. Isadora Canto

Sabiam que o som que mais acalma o bebê é a voz humana, principalmente das pessoas mais próximas, como a mãe, o pai, irmãos, avós? E que cantar para o bebê durante a gestação é muito benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê e que isso pode ajudar a formar e a estreitar o vínculo afetivo entre eles? Toda família que se forma acaba descobrindo isso, de alguma maneira. Minhas filhas só ficavam calmas quando meu marido e eu cantávamos para elas. Não adiantava colocar música de fundo ou utilizar outros métodos; era a nossa voz e o nosso colo que elas queriam. E, pasmem, nem se importavam por não sermos especialistas da área. A Isadora Canto tem um trabalho muito bonito que estimula essa vivência tão prazerosa e, que, com certeza, auxilia a aumentar o repertório musical de muitas famílias. Até hoje canto para as minhas filhas a música “Reconhecimento” do CD “Vida de bebê” e olha que elas já estão um tanto grandinhas. Mas, tudo bem, porque o trabalho da Isadora está expandindo também, visto o Projeto Materna em Canto e o novo CD “Vida de Criança”, por exemplo.

Resultado de imagem para vida de bebê isadora canto

Para conhecer melhor: www.facebook.com/isadoracanto.oficial

11. Banda Mirim

Formada por 14 artistas, o grupo realiza excelentes musicais combinando teatro, música e circo. Dois dos espetáculos podem ser encontrados em CDs: “Felizardo” – que conta a saga de duas crianças, descobrindo o mundo, a natureza, o folclore e as primeiras responsabilidades; e “Espoleta” – que conta as confusões do criado Espoleta, o qual, para economizar, contrata uma companhia de circo para apresentar a ópera prometida ao seu patrão. Em 2014, a Banda Mirim completou 10 anos e uma das novidades foi o lançamento de dois novos CDs: Banda Mirim 10 Anos, nos volumes Primeira Cartilha e Segunda Cartilha.

Imagem relacionada    Resultado de imagem para espoleta banda mirim

Para saber mais e adquirir os álbuns: http: www.bandamirim.com.br

Cabe ressaltar que o CD “Espoleta” faz parte do Selo SESC, então pode ser adquirido nas unidades ou pelo site:  www.sesc.org.br

12. Gangorra – Com a Corda Toda

Que as crianças fazem muitas perguntas e tiram conclusões muito criativas e engraçadas sobre diferentes assuntos, todos sabemos, mas Vange Milliet e Paulo Lepetit foram além; eles compuserem e gravaram um CD a partir das demandas do filho Kim, na época com 5 anos. O projeto ficou guardado e só foi conhecer seu público em 2011, quando foi selecionado pelo “Rumos Música Infantil”, do Itaú Cultural. Muito bom de ouvir e cantar junto!

COM A CORDA TODA

Esse trabalho também faz parte do Selo SESC: www.sesc.org.br

13. Fala de Bicho, Fala de Gente

O povo indígena Juruna acredita que há uma passagem sutil, por onde a fala humana se transforma em fala animal, permitindo uma percepção da humanidade na animalidade e vice-versa. A cantora e compositora Marlui Miranda conseguiu realizar uma adaptação bem bonita de 15 cantos da tradição Juruna, utilizados para ninar as crianças. Maravilhoso!

Resultado de imagem para fala de bicho fala de gente marlui miranda

Faz parte do Selo SESC e pode ser adquirido nas unidades ou pelo site: www.sesc.org.br

14. Partimpim

Partimpim é o apelido de infância da cantora e compositora Adriana Calcanhoto, que resolveu resgatá-lo para criar a sua coleção infantil com 3 álbuns, até o momento (Partimpim Um, Partimpim Dois e Partimpim Tlês). Bom para as crianças e também para os adultos!

Resultado de imagem   Capa de Partimpim Dois.jpg   Resultado de imagem para partimpim 3

15. Crianças, Crionças

O músico e compositor Cid Campos, inspirou-se na sua convivência entre poetas como Augusto e Haroldo de Campos, Paulo Leminski, Walter Silveira e Luís Turiba para criar esse trabalho com jogos de palavras, muito bom humor e sonoridade suave para ser ouvido pelas crianças, no intuito de aproximá-las do universo da poesia concreta. Ficou lindo!

Resultado de imagem para crianças, crionças cid campos

Faz parte do Selo SESC e pode ser adquirido nas unidades ou pelo site: www.sesc.org.br

Para conhecer melhor o Cid Campos: www.cidcampos.com.br

16. O Gigante e Tu Toca O Que?

São DVDs do Grupo Tiquequê com a maioria das músicas compostas pelos integrantes do grupo. Duvido que você não se apaixone pela música do Gigante e tente, com as crianças, decorar o nome dele! Por aqui ainda não conseguimos, mas seguimos treinando!

Para acompanhar a agenda e saber como adquirir os DVDs: www.tiqueque.com

17. Crianceiras

São dois ótimos CDs com poesias de Manoel de Barros e de Mario Quintana, musicadas por Marcio de Camillo. O Espetáculo Cênico Musical “Crianceiras Manoel De Barros” é lindo! Vale a pena conferir, além de ouvir o CD, é claro, cuja capa é ilustrada pela filha do poeta, Martha Barros. Nada mais justo do que apresentar às crianças, um poeta tão simples e criativo quanto elas. Educadores fiquem atentos, pois O Projeto Escola Crianceiras oferece aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental a oportunidade de assistir ao espetáculo e, desse modo, enriquecerem seus conhecimentos em diferentes disciplinas, tais como arte, literatura, história, geografia, entre outras. Já o  espetáculo “Crianceiras Mario Quintana” continua em fase de concepção! Estou ansiosa para conferir o resultado.

    

Para adquirir os CDs, acompanhar a Agenda e saber um pouco mais sobre os projetos: www.crianceiras.com.br

18. Tum Pá

É o primeiro trabalho do Barbatuques voltado ao público infantil. São 14 faixas, entre canções autorais do grupo e algumas que são parte da cultura popular, em versões originais e inusitadas. E a notícia boa é que adulto pode curtir também.

Resultado de imagem

Para saber mais: www.barbatuques.com.br

19. Coleção Folha Música Clássica para Crianças

A música clássica não poderia ficar de fora! E aqui em casa nós gostamos bastante dessa coleção. Trata-se de 20 livros-cds, onde os personagens principais, Dó e Mi, viajam no tempo para apresentar os maiores compositores do gênero, por meio de histórias ilustradas. Ao final de cada livro, há sugestões de atividades para realizarmos enquanto aproveitamos o som. Bem legal!

Resultado de imagem para coleção folha musica classica infantil

Para maiores informações: www.musicacrianca.folha.com.br

20. Cantarolã 2 – Brincadedos

Neste DVD, voltado aos pais e educadores, a Professora Flávia Betti apresenta 53 brincadeiras, histórias e canções para serem realizadas com os dedos. Uma maneira bem divertida de trabalhar a atenção e a coordenação viso-motora das crianças, além de acalmá-las de um jeito bastante carinhoso, ou seja, por meio de uma brincadeira afetiva.

Resultado de imagem para brincadedos

Para saber mais: www.brincadedos.com.br

21. Outras Terras, Outros Sons

Trabalho desenvolvido pela diretora musical do Grupo Mawaca, Magda Pucci, em parceria com a educadora musical Berenice de Almeida, e voltado, principalmente, para educadores. O projeto une música e educação ao propor um despertar musical a partir da formação multicultural. Elas acreditam que, ao estudarmos as matizes indígena, africana e portuguesa (músicas, instrumentos e história), podemos mergulhar na cultura de povos que são parte de nós mesmos. E elas têm razão!

Resultado de imagem para outras terras outros sons

Aqui tem mais informações: www.mawaca.com.br

22. A Arca de Noé

O Clássico de Vinícius de Moraes ganhou uma releitura em 2013, em homenagem aos 100 que o poeta completaria. Grandes nomes da MPB regravaram as músicas que trazem como tema os animais, com destaque para Adriana Calcanhoto que compôs e gravou a faixa inédita “O Elefantinho”. Que tal apresentar para as crianças as duas versões?

Resultado de imagem para arca de noé cd arnaldo antunes

23. Palavra Cantada

São tantos CDs, DVDs e Livros maravilhosos que fica até difícil indicar apenas alguns deles, mas não custa tentar! Por aqui, nossos trabalhos preferidos são os CDs “Cantigas de Roda” – que propicia aos pais recordarem a própria infância, enquanto apresentam as canções aos filhos; “Pé com Pé” – um mergulho na imensidão dos ritmos brasileiros; “Carnaval Palavra Cantada”- o qual assisti o show e dancei muito, um dia antes da minha filha mais nova nascer e “Um Minutiiiinho!”- que sabemos cantar todas as canções e não enjoamos nunca!; Os DVDs “Vem Dançar com a Gente” – com animações divertidíssimas de alguns sucessos do grupo e “Pauleco e Sandreca” – com 10 clipes que não conseguimos assistir parados; e, por fim, os livros da coleção “As Melhores Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada” – que trazem uma série de jogos e brincadeiras como uma forma diferente de interagir com as suas canções já consagradas. Tudo de bom, não é mesmo?!

Resultado de imagem para brincadeiras musicais palavra cantada   Resultado de imagem para cantigas de roda palavra cantada

Para acompanhar o trabalho e a agenda de shows: www.palavracantada.com.br

24. Casa de Brinquedo

Quem não se lembra deste? Um clássico de várias gerações. Músicas de Toquinho e Mutinho muito bem interpretadas por um time de primeira da nossa MPB. Quem ainda não conhece, que não perca mais tempo! Atualmente temos a opção em CD e DVD!

Resultado de imagem para Casa de Brinquedo cd

Está bom para começar, não?!

Mas, não se esqueçam que também é legal apresentarmos para as crianças, as músicas que gostamos. Uma playlist feita por e para todos os membros da família, pode ser bem divertida de ouvir e insere pais e filhos em mais um aprendizado mútuo!

Espero que tenham gostado!

Beijos e até a próxima!

Curta a página no Facebook para acompanhar as dicas : https://www.facebook.com/brincandoporai

Ou visite o blog:  www.brincandoporai.com.br

 

 

 

 

 

Sem comentários

Conta para mim!

Topo