Selecione seu estilo

Escolha seu layout

Esquema de cores

capa

Férias em São Paulo: 12 passeios grátis para curtir com as crianças!

Não é porque a grana está curta que as férias precisam passar em branco. Confiram abaixo algumas dicas de atividades, na faixa, para quem estará na cidade de São Paulo, durante o mês de julho.

1) Visitar a exposição “O Pequeno Príncipe descobre o Mosteiro”, na Biblioteca do Mosteiro de São Bento

Contação de histórias, oficinas e palestras, além da mostra organizada com cerca 50 edições do livro, escrito pelo francês, Antoine de Saint-Exupéry – entre elas, raridades como a 1ª edição francesa e edições comemorativas – prometem aquecer o coração do público que for ao Mosteiro nesse inverno. Sem contar que você pode dar uma esticadinha no passeio e conhecer os arredores como o Pateo do Collegio, o Theatro Municipal, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Praça das Artes, a Galeria do Rock, o “Mercadão”, entre outros. Não dá pra reclamar, não é mesmo!?

A exposição vai de 1° a 31 de julho de 2016
Aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, das 9h ao meio-dia.
Mosteiro de São Bento de São Paulo – Largo de São Bento, s/n
Importante: Apesar de ser entrada franca, é necessário adquirir um ingresso para que eles possam garantir a organização e o conforto dos visitantes – https://www.facebook.com/mosteirosp/ (para maiores informações)
 
2) Deixar um sábado livre para conhecer o Museu do Futebol
Por que um sábado? Porque somente aos sábados o acesso é livre a todos os visitantes! Quem quiser aproveitar, ok! Quem quiser ir outro dia, ok também, mas pagará para entrar!
E nem precisa torcer o nariz, se você não gosta de futebol, pois além de apresentar a história desse esporte de maneira bastante dinâmica e interativa, o museu conta, ainda, com diversas atividades que costumam agradar, e muito, os adultos e as crianças. Vale a pena sim!
PACAEMBU
(foto do site oficial)
Sábados: das 10h às 17h (permanência até as 18h)
Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller, S/n
www.museudofutebol.org.br
Importante: Nos dias de jogos no Pacaembu, o Museu não abre! Verifique antes de ir!
3) Patinar no gelo no Parque Villa Lobos
O Anfiteatro do parque abrigará uma pista de patinação no gelo ecológica, pois utilizará água de reuso. O acesso será permitido para adultos e crianças a partir de 5 anos, mediante apresentação de um documento com foto e preenchimento de um termo de responsabilidade. Os menores poderão se divertir em trenós disponibilizados pelo evento. Ninguém ficará chupando o dedo! Além disso, vale lembrar que, o Parque é imenso e oferece aos visitantes diversas atividades. Não deixem de conferir a programação da Biblioteca, sempre muito atrativa para as crianças!
Férias no Gelo – De 8 a 17 de julho
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros
http://parquevillalobos.sp.gov.br/
4) Participar da “Super Maratona Infantil – especial de férias”, no MIS
Nos dias 2 e 3 de julho, o MIS, em parceria com a Sescoop/SP desenvolveu uma programação muito bacana para comemorar o Dia de Cooperar.
Oficinas, contações de histórias, visitas guiadas às exposições do museu, espetáculos de teatro, apresentações de dança, shows e um espaço para troca de figurinhas são as promessas do evento para esses dois dias que têm tudo para serem muito divertidos. Quem se anima?
Das 10h às 17h
Área externa do MIS, Auditório LABMIS, Auditório MIS, foyer MIS, sala de interfaces e educativo
Avenida Europa, 158 – Jd Europa
Importante: algumas atividades exigem retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria!
https://www.facebook.com/museudaimagemedosom/
5) Curtir a programação do Espaço de Leitura, no Parque da Água Branca
O Parque da Água Branca é o queridinho de muitas famílias, já que parece um sítio em plena capital! E a programação de julho, então, está imperdível!
Shows com a MC Soffia, com a banda Choro Blues e com os Embatucadores, apresentação circense com o grupo Andarilho, contação de histórias com os grupos Conto em Cantos e Literatura de Berço, oficinas de mediação de leituras e o divertido Sarau Supersônico com o palhaço Adão, são algumas das atividades divulgadas. Muito bom, não é mesmo? Quem estiver com pique, pode até mesmo dar uma esticadinha ao Memorial da America Latina e também aproveitar as atrações do espaço!
agua2
(foto: Bruna Gomes)
Espaço de Leitura – de quarta a domingo, das 9h às 18h
Parque da Água Branca
Rua Ministro Godoi, 180 – Perdizes
facebook.com/espacodeleitura
6) Conhecer alguns Planetários da cidade
O Planetário do Ibirapuera voltou com tudo! Além das visitas guiadas, as pessoas podem se inscrever em diversas atividades, entre elas a de observação solar. De lambuja, após o passeio, tem o Parque todo do Ibirapuera aguardando com seus museus, playgrounds, ciclovia, área para patinação e skate e muito mais!
ibira
(Foto: Bruna Gomes)
Inscrições: www.prefeitura.sp.gov.br/planetarios
Parque Ibirapuera
Av. Pedro álvares Cabral, s/n – Portão 3
Sábados e domingos às 10h, 12h, 15h e 17h /em julho: 4ª a dom.,exceto 13, 14 e 15/7
Importante: retirada de ingresso com uma hora de antecedência!
O Planetário do Carmo, também oferece visitas guiadas e, no dia 20 de julho, às 16h, apresentará a palestra: “Telescópios, janelas para o conhecimento” – é necessário realizar inscrição para participar. Depois é só aproveitar a ampla área de lazer do Parque do Carmo! Muito bom!
Inscrições: www.prefeitura.sp.gov.br/planetarios
Parque do Carmo
Rua John Speers, 137 – Itaquera
Sábados e domingos às 10h, 12h, 15h e 17h/ em julho: 4ª a dom.,exceto 13, 14 e 15/7
Importante: retirada de ingresso com uma hora de antecedência
7) Brincar na Biblioteca Monteiro Lobato
Além dos bonecos gigantes dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, que costumam encantar os pequenos, a biblioteca conta com um espaço para brincar e com uma programação recheada de atividades como contação de histórias, filmes, teatros, entre outros. Vale a pena dar uma conferida. Se sobrar disposição, dê um pulinho no SESC Consolação, que fica ali bem próximo!
Horário: 2ª a 6ª feiras das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h
Aos domingos das 10h às 14h, somente Sala Infantil e Exposição “Eu, Lobato”
Rua General Jardim, 485 -Vila Buarque
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/monteiro_lobato/
8) Visitar a exposição “Planeta Inseto”, no Museu do Instituto Biológico
Nesta excêntrica mostra, o público poderá observar uma abelha produzindo mel e lagartas tecendo o fio da seda. Pode mexer? Sim! As crianças poderão explorar à vontade os painéis interativos e participar das brincadeiras! Uma experiência diferente!
De terça a domingo, das 9h às 16h
Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana
9) Explorar a Adalbertolândia
Parque criado, em 1969 pelo publicitário Adalberto Costa de Campos Bueno, que visa oferecer um espaço para que as crianças possam brincar livremente. Trata-se de um imenso quintal com árvores frutíferas, pequenas trilhas e brinquedos construídos pelo próprio dono, entre eles, destaca-se o carrossel de madeira que, inevitavelmente atrai a atenção dos pequenos visitantes.
12341602_901781506582053_5230483770050537421_n
(Foto: Bruna Gomes)
Sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h
Rua Paulino Longo com a Rua Plínio de Moraes – no bairro Sumaré
Importante: Não há banheiros no local!
10) Que tal um piquenique no parque?
Sabemos que a cidade de São Paulo é repleta de Parques Maravilhosos, por que não aproveitarmos, então?
Um despretensioso piquenique, no fim de semana, com a família, sempre é uma boa pedida. Paisagens para tornar esse dia memorável não faltam. Seguem dicas de 5 locais bacanas:
– Parque Piqueri: Pista de Cooper, campo de futebol de areia, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações, conchas de bocha e o ponto da Leitura – dá para agradar a todos, não?
piqueri_mat
(Foto: SVMA)
R. Tuiuti, 515 – Tatuapé
Diariamente, das 6h às 18h 
– Parque Buenos Aires: Os grandes atrativos são os playgrounds e o cercado para cães! Sim, o amigo da família pode ir junto, dessa vez, e também irá se divertir muito!
buenos 01
(Foto – Guia dos Parques Municipais de São Paulo)
Avenida Angélica, s/n – Higienópolis  
Diariamente, das 6h às 22h
– Parque da Aclimação: uma lindeza de Parque! Ótimo para caminhar, para passear com o cachorro, para brincar ou simplesmente sentar e contemplar a paisagem!
aclimação
(foto: Bruna Gomes)
Rua Muniz de Souza, 1.119 – Aclimação
Diariamente, das 6h às 22h
– Parque Burle Marx: Bom para quem gosta de se exercitar e também para quem quer relaxar!
Se você é do primeiro time, fique atento às atividades gratuitas como crossfit, yoga, zumba, etc e às excelentes trilhas para caminhada e corrida; já as pessoas do segundo time, podem estender a toalha no gramado e fazer algo relaxante, enquanto as crianças brincam livremente. Não deixe de visitar o maravilhoso jardim, projeto do famoso arquiteto, que empresta o nome ao parque.
burle
(foto do site: parqueburlemarx.com.br)
Av. Dona Helena Pereira de Moraes – Vila Andrade
Diariamente, das 7 às 19h
– Parque da Independência: o playground é bem bacana e para quem curte uma caminhada, o lugar é muito agradável, ainda mais se você der uma esticadinha até os jardins do museu. Coisa mais linda!
Av. Nazareth, s/n – Ipiranga
Diariamente, das 5h às 20h
11) Um sábado divertidíssimo no Catavento Cultural
catavento
(foto do site oficial)
 
Somente aos sábados, o visitante pode curtir todo o espaço, sem pagar nada, por isso é bom chegar cedo! Mesmo que você já tenha ido inúmeras vezes, sempre irá encontrar algo novo, pode acreditar! No mês de julho, por exemplo, a exposição “Mudanças Climáticas”, abordará temas como aquecimento global, desmatamento e poluição, mostrando as modificações no clima do Planeta. Bora conferir essa e as inúmeras outras atrações!
Praça Cívica, s/nº – Centro
Das 9h às 17h
www.cataventocultural.org.br
12) Aproveitar os espaços de brincar e as atrações dos Sescs
Quem gosta do Sesc levanta a mão! Euuuu!
Claro que ele não poderia ficar de fora, ainda mais nas férias! Em qualquer unidade a diversão é sempre garantida! Com certeza você descobrirá algo para fazer, pois exposições, apresentações de teatros, shows, exibição de filmes, contação de histórias, oficinas, entre tantas outras coisas, não faltam nesses espaços! O bom é que a maioria das atividades ou é grátis ou com preços bastante acessíveis! Vale muito a pena!
sesc
(foto: Bruna Gomes)
Programação: www.sescsp.org.br
Gostou das dicas? Então curta a página do “Brincando por aí” no facebook para receber as próximas!
Acesse o site www.brincandoporai.com.br e conheça um pouco mais sobre o meu trabalho!
Beijos e Boas Férias!

25 Comentários

  • Parabéns pela materia de utilidade pública. Falta esse tipo de informação ao povo. Adorei e vou levarinha filha em alguns deles, com certeza!

  • Boa noite ! Apenas corrigindo uma informação, no Parque Burle Marx não é permitido fazer piquinique no gramado.

  • Muito boa matéria, mas acredito que poderia ter colocado o Horto Florestal, o parque é excelente tanto para adultos como para crianças e há várias atrações, principalmente nas férias.

    • Boa sugestão, Cleide!
      Realmente! Vários lugares bacanas ficaram de fora! Tentarei divulgá-los em breve! Um abraço!

  • Outro programa bem bacana e gratis eh o museu de zoologia, na avenida Nazaré. Tem uma exposiçao permanente de fosseis, animais e esqueletos de dinossauros vale a pena!

  • Muito bacana a lista de opções! Tenho uma sugestão tb que é Gibiteca Henfil, dentro do Centro Cultural São Paulo, ainda dá pra aproveitar o acervo de vinis e ouvir clássicos com os pequenos!! E ainda por perto, um passeio pelo Itaú Cultural e Casa das Rosas! Passeio delicia para um dia todo de muita cultura!!

  • Adorei todas. Vou levar Meus filhos, com certeza! Amei saber que o planetária está aberto. Vai ser uma viagem ao passado curtir tudo aquilo com Meus filhotes, símbolos do meu futuro!

  • Mateus, precisamos passear mostra para sua mâe

  • Seria ótimo a mesma materia pro Rio de Janeiro.

  • Não perca seu tempo indo no Vila Lobos atrás de patinar no gelo, pura enganação da prefeitura, fui lá ontem(segunda)levar meus netos, achando-me o máximo para eles…qual decepção…a pista estava só agua, perguntei para algumas turmas que estavam lá , se o negocio não ia funcionar? ai uma pessoa da turma me disse que era a segunda vez que ela ia e estava daquele jeito((gelo derretido), também um puta sol em cima…kkkkkk

  • A pista de patinação do Vila Lobos precisa retirar senha….fui até lá cheguei as 11 e já não tinha mais senha, fui informada que o primeiro da fila chegou as 7 da manhã. Ok que tenha senha, mas poderiam informar isso no site, afinal assim como eu várias pessoas saíram de longe na esperança de conseguir levar os filhos para patinar. O problema não é esperar, e sim não conseguir por falta de informação.

  • Adorei!!!!!
    Estou bem inclinada a ir conhecer os planetários rs….
    Depois conto aonde eu fui e como foi 😉

Conta para mim!

Topo